O Circuito das Igrejas é o mais novo produto da oferta turística pernambucana e o primeiro resultado da parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado e as arquidioceses de Olinda e Recife. A iniciativa conta ainda com apoio do Iphan e das prefeituras de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e a Fundação Gilberto Freyre.
O programa envolve visitação a onze igrejas situadas em Recife e Olinda, que ficarão abertas diariamente das 9h às 17h contando com apoio de estagiários dos cursos de Turismo, Eventos, Hotelaria e Gastronomia, atuando como guia dos visitantes em cada monumento. O objetivo da secretaria é incrementar ainda mais o produto incluindo um calendário de apresentações de música sacra. Os 80 estagiários selecionados pela Setur serão capacitados para exercer a função por intermédio de cursos com a duração de três semanas.
Cidades irmãs fundadas por portugueses no século 16 e invadidas por holandeses no século 17, Recife e Olinda detém um dos maiores patrimônios históricos do País. Olinda, inclusive, foi declarada pela Unesco Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.
Para promover o novo roteiro, a secretaria dará início à distribuição de folders, cartazes e banners em hotéis, agências e operadoras de viagens, postos de informações turísticas, universidades e igrejas locais. |